terça-feira, 25 de junho de 2013

Direitos de aprendizagem - Trabalho em grupo (realizado em 24/04/2013)

Grupo 1 - Comparar os "direitos" com as "expectativas" elencadas pela rede municipal.
"Ambos seguem o mesmo objetivo: alfabetizar o aluno e prepará-lo para usar esse conhecimento como instrumento social. Em outras palavras, ler e escrever têm que ser entendidos pelo aluno como muito mais que codificar palavras; mas sim como uma maneira de se apresentar para o mundo.
O produto dessa ideologia é o letramento. Sucintamente, equiparamos alguns pontos:
* ambos ["Direitos de Aprendizagem-MEC" e "Expectativas de Aprendizagem-SME"] consideram o "ouvir" como fundamental, mas diferem enquanto expectativas; de modo que o MEC faz do ouvir um instrumento modelador de comportamento e valores sociais; já a Prefeitura de Ubatuba considera o ouvir um instrumento pedagógico fundamental para alfabetização;
* ambos se preocupam com a escrita, o que difere é a postura de trabalho - os "direitos" visam a compreensão e o propósito, ou seja, o porquê e para quem se escreve, enquanto nas "expectativas", há a preocupação com a estruturação textual e a ortografia;
* os dois enfatizam os contextos; o documento do MEC valoriza o conteúdo cultural; já o documento da nossa rede municipal espera por textos mais significativos para a realidade do aluno, visando provocar o interesse pela literatura e o prazer de ler.
Em suma, parece-nos que o documento da SME prioriza a alfabetização, enquanto o do MEC mostra maior preocupação com o letramento. É importante ressaltar que ambas as expectativas se complementam." (Cida Valente, Carmem dos Santos, Hélio de Paula, Rosana Oliveira e Rosane Takara)

Grupo 1


Grupo 2 - Analisar livros didáticos: selecionar algumas atividades e relacionar aos direitos de aprendizagem.
Foram analisados livros de Matemática, História, Geografia, Ciências e Português e em todos eles foram encontrados textos de diversos gêneros (história em quadrinhos, poemas, cantigas, registro de agenda etc.) e atividades que contemplam todos os direitos de aprendizagem de língua portuguesa. De modo que não é necessário trabalhar apenas com o livro do componente curricular "Língua Portuguesa" para que esses direitos sejam garantidos. (Cristiane Gil, Genislaine Silva e Michele Silva)



Grupo 3 - Analisar a ficha de acompanhamento do aluno para identificar quais direitos de aprendizagem estão contemplados no instrumento.
 "Concluímos que:
- quanto à leitura e escrita, a ficha pede somente que o aluno, ao final do ciclo I, leia "revelando compreender diversos gêneros textuais"; porém, os direitos elencados no PNAIC/MEC vão além, sugerindo que o aluno participe de situações orais de produção de textos de diferentes gêneros, voltados para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, como as de combate a preconceitos diversos;
- a ficha de acompanhamento é objetiva, pensa-se na alfabetização - nos "direitos", pensa-se mais "sonhadoramente", indo além da decodificação do sistema de escrita, focando o uso social da língua e dos textos (o letramento)." (Fabiana Prado, Flávia do Nascimento, Rosemeri de Almeida e Mariana da Silva)  
Grupo 3


Grupo 4 - Analisar o caderno do programa Ler e Escrever: selecionar algumas atividades e relacionar aos direitos de aprendizagem.
Atividade 11 do livro "Ler e Escrever" - volume 2
Tema: canção "A banda", de Chico Buarque de Holanda
Objetivo geral: refletir sobre valores e comportamentos sociais
Desenvolvimento: 
1) ouvir, refletir, comentar e debater, analisando o preconceito social a partir de cada estrofe;
2) relacionar o tempo passado ao momento presente;
3) levantar questões que debatam e combatam os preconceitos e atitudes discriminatórias contra o idoso, o "feio", o pobre, as pessoas sofridas e as solitárias.
A atividade contempla os seguintes direitos de aprendizagem:
· Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...).
·  Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
(Célia Romano, Euzineri Correa, Maria Ap. Salinas e Rose Mara Nogueira)
Grupo 4


Grupo 5 - Usar um livro do Acervo PNLD - Obras complementares para preparar atividades práticas que garantam os "direitos".
 Atividades com o livro ............
1) Explorando o livro: leitura livre, interpretação própria. Escrita espontânea.
2) Levantamento das observações do aluno.
3) Exploração das imagens, associadas à leitura de cada palavra.
4) Registro das palavras (ex.: acrofobia, acuado).
5) Lista de palavras novas relacionadas ao mesmo sentido das palavras do livro.
6) Caça-palavras.
7) Letra inicial e letra final.
8) Grafemas e fonemas.
9) Acrósticos.
10) Montagem de um dicionário dos alunos.
11) Montagem de cartazes.
(Maria Teixeira Leite, Mizailda Martins e Thais Gabriela da Silva)
Grupo 5

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