quarta-feira, 18 de setembro de 2013

9º Encontro de Formação - unidade 4

Pauta
  1. Leitura-deleite: BIS, de Ricardo da Cunha Lima, ilustrações Luiz Maia. Acervo PNBE Obras Complementares 2013;







  2. Ler coletivamente a seção “Iniciando a conversa” - UNIDADE 4;
  3. Listar, no grande grupo, atividades lúdicas mais frequentes nas salas do ano 3; discutir sobre as aprendizagens que essas atividades oportunizam nas diferentes áreas de conhecimento;
    JOGOS
    PALAVRA CRUZADA
    CAÇA-PALAVRAS
    MÚSICA
    FORCA
    ALFABETO MÓVEL
    GINCANA
    QUEBRA-CABEÇA
    BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
    DANÇA
    CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
    POEMAS
    TRAVA-LÍNGUA
    PARLENDAS
    ADIVINHAS
    LABIRINTO
    PIADAS
    RECORTE
    MASSINHA
    DOBRADURA
    FILMES
  4. Discutir sobre a questão proposta no título do texto 1: A criança que brinca aprende?;
  5. Socializar, em pequenos grupos, as experiências de situações em sala de aula que confirmam que as crianças aprendem enquanto brincam; selecionar uma dessas experiências para apresentar no grande grupo; discutir: as atividades foram lúdicas?
  6. Assistir ao programa “Jogos e brincadeiras”, do Programa Pró-letramento.

LUDICIDADE - MAPA CONCEITUAL

Nenhum comentário: