quarta-feira, 30 de outubro de 2013

12º encontro - Sequência e projeto didáticos - 23/10/2013

Pauta
1Assistir ao vídeoLer para estudar: aves em extinção; discutir as relações entre a experiência vivenciada pela professora e a discussão do texto 2 (Organização do trabalho pedagógico por projetos didáticosp. 11unidade 6);
2Listar, em pequenos grupos, o que caracteriza um trabalho com sequência didática;
3Ler texto 3 (Organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticasp. 20); retomar a lista das características das sequências didáticas e verificar se algo a ser modificado na lista; elaborar, em grande grupo, um cartaz comparativo entre projeto didático e sequência didática;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PROJETO DIDÁTICO (OU DE APRENDIZAGEM)
Clareza de objetivos curriculares de acordo com o diagnóstico dos alunos
Clareza da questão essencial a ser desenvolvida – curiosidade dos alunos ou um desafio de resolver uma questão da realidade
Encadeamento sistematizado de conteúdos específicos
Atividades diversificadas e flexíveis de acordo com a necessidade do projeto
Progressão em espiral de conteúdos (a partir dos conhecimentos prévios)
Habilidades e competências são desenvolvidas a partir do interesse dos educandos , valorizando o saber que já possuem
Trabalha um conteúdo específico – saberes específicos (ou gênero textual) – visando a uma consolidação do conhecimento em construção
Interdisciplinar ou transdisciplinar
Variedade de ações didáticas
Atividades contextualizadas surgem também da parte dos alunos ou de parceiros dos projetos
Aperfeiçoamento das práticas de escrita e produção oral
Abordagem atitudinal (comportamental) e social, visando aperfeiçoamento de várias práticas
Avaliação prevê relação entre conhecimento prévio e saberes adquiridos
Avaliação processual da aprendizagem. O produto final deve ser avaliado como evidência do que os alunos aprenderam – ou do que foi trabalhado.
Curta duração
Média ou longa duração
......

4Ler os relatos da seçãoCompartilhando(p. 28) e elaborar uma lista de possibilidades de trabalho que poderiam ter sido contempladas na experiência;
5 – Planejar apresentação de toda a equipe no Seminário do Pacto, dia 29/11, de manhã (haverá suspensão de aulas), por uma hora.


Tarefas: preparar o portfólio e, em novembro, preencher novo "Perfil da Turma".

Nenhum comentário: