Pauta
1
– Assistir
ao
vídeo
“Ler para estudar: aves em extinção”;
discutir
as
relações
entre
a
experiência
vivenciada
pela
professora
e
a
discussão
do
texto
2
(Organização
do trabalho
pedagógico por
projetos
didáticos –
p. 11
– unidade 6);
2
– Listar,
em
pequenos
grupos,
o
que
caracteriza
um
trabalho
com
sequência
didática;
3
– Ler
texto
3
(Organização
do
trabalho
pedagógico
por
meio
de
sequências
didáticas
– p.
20);
retomar
a
lista
das
características
das
sequências
didáticas
e
verificar
se
há
algo
a
ser
modificado
na
lista;
elaborar,
em
grande
grupo,
um
cartaz
comparativo
entre
projeto
didático
e
sequência
didática;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
|
PROJETO DIDÁTICO (OU DE APRENDIZAGEM)
|
Clareza de objetivos curriculares de acordo com o
diagnóstico dos alunos
|
Clareza da questão essencial a ser desenvolvida
– curiosidade dos alunos ou um desafio de resolver uma questão
da realidade
|
Encadeamento sistematizado de conteúdos
específicos
|
Atividades diversificadas e flexíveis de acordo
com a necessidade do projeto
|
Progressão em espiral de conteúdos (a partir
dos conhecimentos prévios)
|
Habilidades e competências são desenvolvidas a
partir do interesse dos educandos , valorizando o saber que já
possuem
|
Trabalha um conteúdo específico – saberes
específicos (ou gênero textual) – visando a uma consolidação
do conhecimento em construção
|
Interdisciplinar ou transdisciplinar
|
Variedade de ações didáticas
|
Atividades contextualizadas surgem também da
parte dos alunos ou de parceiros dos projetos
|
Aperfeiçoamento das práticas de escrita e
produção oral
|
Abordagem atitudinal (comportamental) e social,
visando aperfeiçoamento de várias práticas
|
Avaliação prevê relação entre conhecimento
prévio e saberes adquiridos
|
Avaliação processual da aprendizagem. O produto
final deve ser avaliado como evidência do que os alunos
aprenderam – ou do que foi trabalhado.
|
Curta duração
|
Média ou longa duração
|
... | ... |
4
– Ler
os
relatos
da
seção
“Compartilhando”
(p.
28)
e
elaborar
uma
lista
de
possibilidades
de
trabalho
que
poderiam
ter
sido
contempladas
na
experiência;
5
– Planejar apresentação de toda a equipe no Seminário do Pacto,
dia 29/11, de manhã (haverá suspensão de aulas), por uma hora.
Tarefas:
preparar o portfólio e, em novembro, preencher novo "Perfil da
Turma".
Nenhum comentário:
Postar um comentário