Pauta
1 – Ler texto para deleite: João
das Letras, de Regina Rennó;
2 – Ler seção “Iniciando a
conversa”; trocar ideias acerca dos objetivos propostos;
3 – Ler, de modo
compartilhado, o texto 1 (Dialogando com as diferentes áreas de
conhecimento);
4 - Socializar memórias
de experiências em que foram vivenciadas atividades na escola em que
diferentes componentes curriculares foram integrados; comparar as
experiências de infância e adolescência (como alunos) com as
experiências como docentes;
5 – Ler o esquema do
texto 2 (Organização do trabalho pedagógico por meio de
projetos didáticos); relatar,
em pequenos grupos, projetos didáticos desenvolvidos; analisar se os
projetos desenvolvidos tiveram as mesmas características
discutidas no texto; socializar os projetos relatados.
Organização do trabalho pedagógico por meio de projetos didáticos
Adelma
Barros-Mendes
Débora
Anunciação Cunha
Rosinalda
Teles
O
que vem a ser um projeto?
Houaiss
(2001): “elaborar plano; planejar; organizar; descrição
escrita de tarefa a ser feita; esquema; esboço ou desenho de
trabalho”.
|
Manegolla
e Santana (2001, p. 111): “processo de planejamento,
execução e controle das atividades, culminado com a execução
do plano traçado”.
|
Por
que trabalhar com projetos?
a)
porque a formação para a cidadania exige a superação da
fragmentação das atividades;
b)
não é possível atuar isoladamente com conteúdos, sobretudo porque
leitura e escrita são direitos de aprendizagem que, quando
consolidados, desempenham o papel de sustentação de todo
processo de ensino;
c)
o projeto é uma estratégia para levar à sala de aula “situações
em que linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de
textos se inter-relacionam de forma contextualizada, pois quase
sempre envolvem tarefas que articulam diferentes conteúdos”
(BRASIL, 1998),
d)
o trabalho com projeto pode proporcionar um conhecimento
articulado/interdisciplinar (Brasil, 2004);
e)
no projeto, “o espaço educativo se transforma em ambiente de
superação de desafios pedagógicos que dinamiza e significa a
aprendizagem, que passa a ser compreendida como construção de
conhecimentos e desenvolvimento de competências em vista da formação
cidadã” (2003, p.10, apud
Leal, Albuquerque e Morais, 2007, p.99).
No
desenvolvimento do projeto, três pontos importantes:
- É necessário um diagnóstico da realidade dos alunos e da escola;
- participação dos estudantes no planejamento, monitoramento e avaliação das atividades na direção de aprenderem a ter mais autonomia em suas aprendizagens;
- planejamento de oficinas e tarefas desafiadoras.
Elementos de um projeto didático (ou de aprendizagem)Vídeo:
Um comentário:
A tarefa da unidade 6 foi uma continuidade da leitura do livro do acervo "Jabuti Sabido e Macaco Metido". Eu relacionei o assunto de ciências do livro Projeto Buriti que é sobre as plantas, as flores, fruto.Como as crianças já tinham trabalhado o livro do jabuti anteriormente, fiz uma nova leitura, distribui uma cópia da página sobre as frutas que apareciam na floresta e com base nos estudos de ciências ele pesquisaram, fizeram uma ficha técnica com os dados das frutas pesquisadas e expuseram no mural da turma, no corredor da escola.
Postar um comentário