quarta-feira, 2 de outubro de 2013

11º encontro de formação - unidade 6

Pauta
1 – Ler texto para deleite: João das Letras, de Regina Rennó;
2 – Ler seção “Iniciando a conversa”; trocar ideias acerca dos objetivos propostos;
3 – Ler, de modo compartilhado, o texto 1 (Dialogando com as diferentes áreas de conhe­cimento);
4 - Socializar memórias de experiências em que foram vivenciadas atividades na escola em que diferentes componentes curriculares foram integrados; comparar as experiên­cias de infância e adolescência (como alunos) com as experiências como docentes;
5 – Ler o esquema do texto 2 (Organização do trabalho pedagógico por meio de projetos didáticos); relatar, em pequenos grupos, projetos didáticos desenvolvidos; analisar se os pro­jetos desenvolvidos tiveram as mesmas características discutidas no texto; socializar os projetos relatados.


Organização do trabalho pedagógico por meio de projetos didáticos

Adelma Barros-Mendes
Débora Anunciação Cunha
Rosinalda Teles
O que vem a ser um projeto?
Houaiss (2001): “elaborar plano; planejar; organizar; des­crição escrita de tarefa a ser feita; esque­ma; esboço ou desenho de trabalho”.
Manegolla e Santana (2001, p. 111): “processo de planejamen­to, execução e controle das atividades, culminado com a execução do plano traçado”.

Por que trabalhar com projetos?
a) porque a formação para a cidadania exige a superação da fragmentação das atividades;
b) não é possível atuar isoladamente com conteúdos, sobretudo porque leitura e escrita são direi­tos de aprendizagem que, quando conso­lidados, desempenham o papel de susten­tação de todo processo de ensino;
c) o projeto é uma estratégia para levar à sala de aula “situações em que linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se inter-relacionam de forma con­textualizada, pois quase sempre envolvem tarefas que articulam diferentes conteú­dos” (BRASIL, 1998),
d) o trabalho com projeto pode proporcionar um conhecimento articulado/interdisci­plinar (Brasil, 2004);
e) no projeto, “o espaço educativo se transforma em ambiente de superação de desafios pedagógicos que dinamiza e significa a aprendizagem, que passa a ser compreen­dida como construção de conhecimentos e desenvolvimento de competências em vista da formação cidadã” (2003, p.10, apud Leal, Albuquerque e Morais, 2007, p.99).

No desenvolvimento do projeto, três pontos importantes:

  1. É necessário um diagnóstico da realidade dos alunos e da escola;
  2. participação dos estudantes no plane­jamento, monitoramento e avaliação das atividades na direção de aprenderem a ter mais autonomia em suas aprendizagens;
  3. planejamento de oficinas e tarefas desafiadoras.


    Elementos de um projeto didático (ou de aprendizagem)
    Vídeo: 

    UCA - Projeto de Aprendizagem e Pesquisa online com o laptop

Um comentário:

Rosana Vieira de Oliveira disse...

A tarefa da unidade 6 foi uma continuidade da leitura do livro do acervo "Jabuti Sabido e Macaco Metido". Eu relacionei o assunto de ciências do livro Projeto Buriti que é sobre as plantas, as flores, fruto.Como as crianças já tinham trabalhado o livro do jabuti anteriormente, fiz uma nova leitura, distribui uma cópia da página sobre as frutas que apareciam na floresta e com base nos estudos de ciências ele pesquisaram, fizeram uma ficha técnica com os dados das frutas pesquisadas e expuseram no mural da turma, no corredor da escola.