sábado, 27 de abril de 2013

Apresentação do PNAIC



PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

PRINCÍPIO DA FORMAÇÃO 
É preciso sempre ter em mente que todos somos essenciais e que cada um faz muita diferença no grupo de estudo, por isso precisamos uns dos outros.

FORMAÇÃO CONTINUADA
A formação do professor não se encerra na conclusão do seu curso de graduação, mas se realiza continuamente na prática de sala de aula, onde dúvidas e conflitos aparecem a cada dia. Para superar as dificuldades, buscamos a experiência e a teoria de outros educadores que provoquem a reflexão aprofundada sobre a nossa prática.

Isso só é possível quando a formação é integrada ao cotidiano da escola, com garantia de ambiente adequado e tempo para os momento individuais e coletivos de estudo.


A formação continuada precisa garantir, dentre outros aspectos, as ferramentas para poder alfabetizar com planejamento (este curso tem enfoque sobre os planos de aula, as sequências didáticas e a avaliação diagnóstica).
Precisa garantir também o aprofundamento dos conhecimentos sobre alfabetização, interdisciplinaridade e inclusão como princípio fundamental do processo educativo.
Cabe lembrar que a comunicação educativa, mediada ou não por tecnologias educacionais, exige:
 conhecimento,
 ética,
 método,
 estética e
 postura.


O que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?
É um compromisso assumido pelos governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal a fim de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade (final do terceiro ano do ensino fundamental).

“Alfabetizar as crianças até,
no máximo, os oito anos de
idade...”
•Decreto 6.094 de 24/04/2007 no Inciso II do Art. 2°.

•Meta 5 do projeto de Lei que trata do Plano Nacional de Educação(PNE).





Fonte: Manual do PNAIC e site pacto.mec.gov.br  

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