sábado, 27 de abril de 2013

Encontro de 24/04/13

Pauta adaptada dos 1º/2º momentos de formação do PNAIC (8 horas)
1 – Esclarecimentos sobre o PNAIC.
2 – Discutir sobre as informações gerais do Programa / explorar o material.
3 – Fazer contrato didático.
4 – Ler texto para deleite: “Abrindo caminho”, de Ana Maria Machado. São Paulo: Ática, 2006.
5 – Ler a seção “Iniciando a conversa” (Unidade 1).
6 – Trabalho em grupos.
7 – Apresentação das conclusões de cada grupo.



Esclarecimentos sobre o PNAIC e o Programa Ler e Escrever:
  • PNAIC: PREDOMÍNIO DA REFLEXÃO, DO ESTUDO TEÓRICO
  • LER E ESCREVER: PREDOMÍNIO DA PRÁTICA E DOS ENCAMINHAMENTOS DE SALA DE AULA


Papel do cursista (professor alfabetizador) do PNAIC
  • Participar dos encontros presenciais (80 h divididas em 20 encontros de 4 h);
  • Realizar as atividades previstas (40 h);
  • Produzir portfólio de atividades com alunos (60 h);
  • Receber certificado de aperfeiçoamento da UNESP (total de 180 h);
  • Escrever registros dos encontros.

Papel do orientador de estudo
  • ministrar o curso de formação;
  • acompanhar a prática pedagógica dos professores alfabetizadores cursistas;
  • avaliar sua frequência e participação;
  • manter registro de atividades dos professores alfabetizadores cursistas junto aos educandos;
  • apresentar relatórios pedagógicos e gerenciais das atividades referentes à formação dos professores alfabetizadores cursistas.


Apresentação do material do PNAIC
CADA UM DOS OITO CADERNOS DE FORMAÇÃO DO ANO 3 CONTÉM QUATRO SEÇÕES:
  1. Iniciando a conversa
  2. Aprofundando o tema
  3. Compartilhando
  4. Aprendendo mais

CADERNOS AVULSOS/ BÁSICOS
  • Caderno de Apresentação
  • Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões
  • Formação de Professores
  • Educação no Campo

Todos os cadernos da formação podem ser baixados (em formato PDF) no link abaixo:



Os eixos de ensino da língua que nortearão todo o planejamento no PNAIC
  1. Leitura
  2. Produção de Texto
  3. Oralidade
  4. Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA)

Trabalho em grupo: Direitos de aprendizagem (p. 30, Unidade 1, Ano 3)

Grupo 1 - Comparar os "direitos" com as "expectativas" elencadas pela rede municipal.

Grupo 2 - Analisar livros didáticos: selecionar algumas atividades e relacionar aos direitos de aprendizagem.

Grupo 3 - Analisar a ficha de acompanhamento do aluno para identificar quais direitos de aprendizagem estão contemplados no instrumento.

Grupo 4 - Analisar o caderno do programa Ler e Escrever: selecionar algumas atividades e relacionar aos direitos de aprendizagem.

Grupo 5 - Usar um livro do Acervo PNLD - Obras complementares para preparar atividades práticas que garantam os "direitos".



Direitos gerais de aprendizagem: Língua Portuguesa (PNAIC/MEC)

  •         Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos.
·    Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.
·  Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava-línguas.
· Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas...).
· Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários...).
·  Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).




EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM (SME-UBATUBA) 
 Que, ao final do 3º ano, o aluno seja capaz de:
·    Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicando e compreendendo explicações, manifestando opiniões sobre o assunto tratado.
·         Apreciar e ler textos literários.
·         Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas, etc.).
·         Demonstrar compreensão do sentido global de textos lidos em voz alta.
·         Ler, de forma independente, textos cujo conteúdo e forma são familiares.
·  Escrever utilizando a escrita alfabética, demonstrando preocupação com a segmentação do texto em palavras e em frases e com a convenção ortográfica.
·         Reescrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
·         Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
  •       Revisar textos coletivamente, com ajuda do professor ou em parceria com colegas. 
                                                  
Tarefa para casa
Ler o texto 2 da seção Aprofundando o tema (Alfabetização: o que ensinar no terceiro ano do ensino fundamental, pp. 13-21, Unidade 1); fazer um esquema com as ideias principais.


Todos os cadernos da formação podem ser baixados (em formato PDF) no link abaixo:



Leitura e produção de textos na alfabetização (CEEL-UFPE) - VÍDEO INDICADO PELO CADERNO PNAIC



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