sábado, 27 de abril de 2013

Encontros de 27/03/13 e 10/04/13

Momento literário ("leitura-deleite") - Poema
Grupo
Eu não sou você. Você não é eu.               
Eu não sou você. Você não é eu.
Mas sei muito de mim vivendo com você. E Você sabe muito de você vivendo comigo? 
Eu não sou você. Você não é eu. 
Mas encontrei comigo e me vi enquanto olhava para você.
Na sua, minha, insegurança 
Na sua, minha, desconfiança 
Na sua, minha, competição 
Na sua, minha, birra infantil 
Na sua, minha, omissão
Na sua, minha, firmeza 
Na sua, minha, impaciência
Na sua, minha, prepotência
Na sua, minha, fragilidade doce
Na sua, minha, mudez aterrorizada
E você, se encontrou e se viu, enquanto olhava pra mim?
Eu não sou você. Você não é eu. 
Mas foi vivendo minha solidão que conversei com você.
E você, conversou comigo na sua  solidão ou fugiu dela, de mim e de você?
Eu não sou você. Você não é eu. 
Mas sou mais eu quando consigo lhe ver, porque você me reflete no que eu ainda sou, no que já sou e no que quero vir a ser...
Eu não sou você. Você não é eu. 
Mas somos um grupo, enquanto somos capazes de, diferenciadamente, eu ser eu, vivendo com você e você ser você, vivendo comigo.
                                                                                                              (Autora: Madalena Freire)


Reflexão em três momentos:
1 * Princípios do trabalho pedagógico
2 * Princípios sobre currículo
3 * Princípios da educação inclusiva


Quatro princípios centrais do trabalho pedagógico: 

1. o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador; 
2. o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias; 
3. conhecimentos oriundos das diferentes áreas de conhecimento podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade; 
4. a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.
(Fonte: PNAIC – Caderno de Apresentação, p. 27)

Reflexão 1: Você concorda com esses princípios? Acrescentaria algum? Como eles se manifestam na sua prática?


Currículo no ciclo de alfabetização: princípios gerais

“[...] as diferentes práticas de alfabetização vivenciadas ao longo da nossa história estariam relacionadas a mudanças de naturezas didática [o que ensinar] e pedagógica [como ensinar] no ensino da leitura e da escrita, decorrentes de diferentes aspectos – desenvolvimento científico em diferentes áreas, contexto socioeconômico, organização escolar, desenvolvimento tecnológico, mudanças pedagógicas (material pedagógico, livros didáticos, etc.).” 
(Caderno de Formação PNAIC, Ano I, Unidade I, p. 6)


Concepções de “alfabetização”
  • Até os anos 80, dominavam as práticas de alfabetização baseadas em métodos  sintéticos e analíticos.
  • Hoje, compreende-se que, no processo de apropriação do  Sistema de Escrita Alfabética, os alunos precisam entender como esse sistema funciona. 



Sistema alfabético de escrita















OLHAR CIENTÍFICO

  • Psicogênese da escrita: fases de apropriação da escrita alfabética – pré-silábica, silábica, etc. (Ferreiro e Teberosky).
  • Conhecimento sobre a “linguagem que usamos ao escrever” textos de diferentes gêneros e sobre os diferentes usos sociais que damos a eles (Análise do Discurso – Bakhtin).
  • Estudos e pesquisas sobre letramento e alfabetização, em diversas áreas do conhecimento (linguística, psicologia etc.).


Reflexão 2: Você se sente à vontade com as mudanças didático-pedagógicas? Se há, quais são as dificuldades?


Princípios da educação inclusiva

  • acessibilidade e remoção das barreiras à aprendizagem; 
  • avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa; 
  • gestão participativa (participação da família e da comunidade);
  • serviço de apoio especializado; 
  • currículo multicultural;
  • professor com formação crítico-reflexiva.

(Caderno de Formação, Ano I, Unidade I, p. 12)



Reflexão 3: Você percebe que sua escola é guiada por esses princípios da escola democrática? Quais ainda não se traduzem em ação? O que poderia ser feito em sua escola para melhorar as relações?




Bibliografia:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : formação do professor alfabetizador : caderno de apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo na alfabetização: concepções e princípios : ano 1 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.  

Um comentário:

Neri disse...

Atividade 02

Lista de materiais utilizados na escola:

1. Livros literários de contos, poemas, fábulas, entre outros;

2. Livro sobre o mundo das ciências e dicionários;

3. Livros que estimulam brincadeiras com palavras promovendo conhecimento sobre a escrita alfabética;

4. Jornais, gibis e revistas infantis;

5. Livros didáticos com atividades
variadas;

6. Abecedário, pares de fichas de palavras e figuras, envelopes com figuras e letras que compõem as palavras, alfabeto móvel, dominó de palavras, entre outros;

7. Panfletos, embalagens, rótulos, cartazes educativos;

8. Mapas, calendários, relógios, agendas, folhinha, catálogos de endereços;

9. Certidão de nascimento, cartão de vacinas, ficha de avaliação, álbuns de fotografias;

10. Rádio, televisão, aparelho de DVD.

Por Euzineri Corrêa